11.11.08

O menino que tinha muito medo...
Era uma vez...
Um menino muito medroso, ele tinha medo de dormir sozinho, porque tinha medo do escuro. Tinha medo de atravessar a rua, tinha medo de ir buscar água a noite na cozinha e entrar no banheiro para tomar banho, quando começava a escurecer. Tinha medo de ir ao quintal e dependendo do que passava na televisão, tinha medo de continuar assistindo, mas também tinha medo de mudar de canal! Ele tinha tanto medo de tudo, mas tanto medo, que nem tinha mais coragem de dizer aos outros que tinha medo, não sabia o que ia acontecer, mas tinha medo de perder seus amigos ou que rissem muito dele...
E porque tinha tanto, mas tanto medo, ele acabou deixando de fazer muitas coisas, até coisas legais, porque seu medo ficava inventando receios ao seu coração, trazendo-lhe idéias malucas, sem pé e nem cabeça! Papai e mamãe estavam preocupados com ele, tentavam ajudá-lo para ver se contava o que estava acontecendo, mas nem assim ele falava. Estava com medo! (Até o levaram ao psicólogo, onde ele ficava brincando e desenhando, era legal, mas não sentia respostas para seu medo ali...)
Mas o menino já estava cansado de seu medo, tão cansado, que um dia resolveu enfrentá-lo.
O que poderia haver de mal? Tantas coisas ruins já estavam lhe acontecendo. De repente percebeu que não iria perder nada além do que já estava perdendo... E se enfrentasse o medo logo, talvez tudo aquilo acabasse...
Começou a procurar no meio de sua caixa de brinquedos alguma arma que o ajudasse, mas não estava em seu quarto. Teve que ir sozinho ao quintal, estava anoitecendo e ele nem percebeu, precisava pegar logo sua espada. Entrou no quartinho escuro, acendeu a lâmpada e procurou, procurou, mas não achou. Voltou para seu quarto, foi ao banheiro, não achou. Na cozinha, procurou pôr toda parte e nada. Então se lembrou que havia deixado na praça em enfrente a sua casa. Já estava escuro, mas nem notou, atravessou a rua e no meio de algumas plantas finalmente achou sua espada! Mas... Oh, ela estava quebrada! Tanto esforço pôr nada e agora como faria para enfrentar o medo?
Foi quando finalmente percebeu onde estava e tudo o que tinha feito para chegar até ali. E quando viu isto, notou também um monte de coisas juntas... Se tivesse enfrentado o medo desde o começo não teria crescido e se estendido à tantas coisas depois. E esse medo cresceu porque ele não o enfrentou. E no fim, já nem sabia mais do que realmente tinha medo. E porque deixou o medo crescer e tomar conta, deixou de fazer muitas coisas boas, que passaram a lhe dar medo e ele nem sabia porque, pois já nem se lembrava a razão de tanto medo em sua vida!!!
Assim, deixou de viver coisas boas, perdeu amigos, preocupou seus pais, parou de passear... E de repente ele viu que não existiam: nem monstros, nem bichos maus, nem bandidos. Pois foi ao quintal quando estava anoitecendo, entrou no quartinho escuro, foi ao banheiro e na cozinha sozinho, atravessou a rua a noite e foi lá sem lhe acontecer nada. Se coisas ruins realmente existissem quando ele fez tudo isso, elas viriam e o assustariam de verdade. E fariam mal à sua vida, mas como o seu medo o enganava tanto ele acreditou, mas nunca algo ruim lhe aconteceu de verdade!
Para gente grande, que também sente medo...
Assim tem sido, muitas vezes, nossa postura: medo de enfrentar dores, medo de reconhecer nossos fracassos. Queremos nos poupar e também àqueles a quem amamos. E quando percebemos, o receio só existe em nossa imaginação ou na complicação que havíamos tecido. Deixamos de usufruir a felicidade e coisas boas que Deus tem oferecido dia à dia, para aqueles que em simplicidade desejam caminhar ao Seu lado e confiar em Seu cuidado!
O Senhor é meu pastor, não temerei...
Ele possui a vitória, não temerei...
Ele me fará vencer as dores, crises e fracassos, não temerei...
Permitirá caminhar pelo flagelo da morte, das dívidas,
do abandono, da rejeição, da dúvida, da sensação de incapacidade e limitação, mas não temerei...
Pois em todos esses momentos:
Sua mão, cajado, consolo, ombro e COLO, estarão ao meu dispor.
Certamente que após isto felicidade e vida, plena e abundante, me seguirão por toda a existência que possa ter, contanto que sempre caminhe ao Seu lado e NÃO TENHA MEDO !!!

MEDO DE SER FELIZ...
“O perfeito amor lança fora todo medo...” I João
Renata G. Guimarães

Nenhum comentário: