11.11.08


A borboleta e a aranha

Era uma vez...uma linda borboleta, tinha as asas tão belas e transparentes, que até dava para enxergar do outro lado. Ela adorava voar contra o sol, assim o reflexo dos raios lhes dava diferentes cores! Porém, ela tinha consciência que aquilo que lhe trazia mais orgulho, também era motivo de sua maior preocupação. Tão lindas eram suas asas, também tão frágeis eram, sabia que precisava tomar cuidado pôr onde andava, ou melhor: voava! Se estava ventando muito forte, ela ia sempre perto de árvores ou então ficava em casa...Um dia ela resolveu passear pôr um lugar que não conhecia, tudo era tão novo e diferente, que se descuidou um pouco e caiu numa teia de aranha. Oh! Que coisa ruim, quanto mais se mexia, mais ainda se emaranhava! Começou a temer, viu que não conseguia se livrar e o medo foi aumentando pois percebia pelas vibrações dos fios, que a dona aranha se aproximava... Nossa, que susto! Jamais vira criatura tão forte e com cara mais medonha. Que vou fazer?Seu coração disparava e não conseguia pensar o que poderia livrá-la daquela situação. - Puxa vida! Pensou consigo mesma. Sou tão fraquinha, sei que nunca vou conseguir sair desta teia daqui, ela é bem mais forte do que eu, logo vou virar sanduíche para ela e sua família. Gostaria de ser mais forte, assim poderia enfrentá-la. Talvez se eu pudesse dar um soco no meio de seus 8 olhos (é crianças, vocês sabiam que as aranhas possuem no alto de sua cabeça 4 pares de olhos! Tomara que elas nunca precisem usar óculos!!!).E assim, foi fechando seus olhinhos e se preparando para o terrível momento, torcendo para tudo fosse rápido.Quando ela sentiu o peso da aranha bem perto, algo aconteceu, e bem lá no fundinho, encheu-se de coragem:Não posso desistir tão fácil assim...- Olá dona aranha, como vai a senhora?- Estava muito mal, mas agora que você caiu em minha teia, já estou mais feliz , respondeu ela dando uma gargalhada de prazer.A pobre borboleta engoliu em seco, mas continuou firme em seu plano.- Quer dizer que terei o privilégio de me tornar sua refeição?A aranha parou, estranhando a atitude de sua presa, geralmente suas vítimas lutavam para se livrar, e aqui estava alguém que se dizia feliz em ser seu almoço? Balbuciou um sim, e a borboleta continuou animada, ao perceber seu espanto.- Pois é, assim que me prendi à sua teia, parei para admirar sua capacidade e destreza em construir algo tão firme e sólido de fios tão delicados. Nem a conhecia e já imaginei que fosse um gênio na arquitetura de Teias. E agora que a estou conhecendo pessoalmente, percebo que a senhora é muito forte e resistente.- É??? Foi o que conseguiu emitir a surpresa aranha!Bem, nossa amiga borboleta, se empolgando cada vez mais, não ficou quieta e continuou:- Lógico que sim. Olha, eu que sou assim tão fraquinha, com minhas asinhas tão frágeis, admiro tudo que é forte e vigoroso. Gostaria muito de poder ser como a senhora, pois admiro tudo isso que conseguiu fazer, e ainda por cima sozinha! Não é verdade ?- É - Limitava-se a dizer a aranha ,como se fosse a única palavra de seu vocabulário.- Pena que eu seja tão sem graça, porque, provavelmente a senhora precise de uma alimentação mais substanciosa. E tendo eu que acabar minha vida assim, só lamento não poder admirar mais sua teia , ou ainda conhecer as outras mais belas que a senhora virá a construir...E dessa forma, a borboleta foi terminando a seu discurso, na expectativa de como tudo acabaria. Percebeu a aranha cada mais próxima dela, vindo pôr cima de seu corpinho. Já ia se despedindo da vida quando percebeu que a aranha cortava os fios de teia que envolviam sua asa...- Bem... Finalmente a aranha dizia alguma coisa, eu já almocei hoje, e como você disse, você é muito fraquinha. Até minha teia é mais forte que você! É melhor que vá embora.- Muito grata, dona aranha. Apressou-se a dizer a borboleta que já ia alçando vôo. A senhora não se arrependerá. Obrigada pôr tudo, e novamente, está de parabéns pôr sua teia!E voando o mais rápido que suas asas permitiam, tratou de voltar logo para sua casinha e ficar lá o resto do dia, meditando em como foi bom não desistir. Mas enfrentar as dificuldades, mesmo que você esteja consciente de suas fraquezas e tamanho pequeno!

Renata G. Guimarães

Nenhum comentário: