Batalhas numéricas 
Conteúdo Sistema de Numeração
Objetivos
• Dominar progressivamente a leitura e a ordem dos números. 
• Comparar e ordenar números com diferentes quantidades de algarismos.
Conteúdo 
• Ordenação de números. 
• Regularidades do sistema numérico. 
Ano Pré-escola. 
Tempo estimado 30 minutos, uma vez por semana. 
Organização da sala 
Dois, três ou quatro jogadores. 
Materiais necessários 
Batalha Simples: cartas numeradas em seqüência, com intervalos variados (de 1 a 30, de 100 a 150 ou até com centenas e milhares). 
Batalha de Composição: cinco jogos de cartas numeradas de 0 a 9 (50 cartas). 
Desenvolvimento 
• Atividade 1 
Comece com a batalha simples. Distribua as cartas e explique as regras: cada um faz um monte com as faces numeradas para baixo. Todos viram ao mesmo tempo a que está por cima e discutem qual é a maior. O vencedor leva as cartas e as junta ao monte. O jogo termina quando apenas um jogador tiver cartas.
• Atividade 2 
Depois de várias partidas, escreva numa folha: "Observe as cartas dos participantes de um jogo de batalha: Pedro (21), Giovanna (9). Quem ganhou? Como decidiu?". Entregue uma cópia para cada criança e, depois das respostas, promova um debate. 
• Atividade 3 
Você pode bolar diversas variações para a atividade anterior, com números que permitam analisar outros critérios de comparação:
2345 e 57 - diferentes quantidades de algarismos (quanto mais algarismos, maior o número). 
34 e 74 - igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da dezena (o primeiro é que manda). 
57 e 53- igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da unidade (se o primeiro da dezena é igual, o segundo manda). 
67 e 76 - mesmos algarismos e na mesma quantidade, mudando apenas a posição (valor posicional). 
121 e 89 - quantidades diferentes de algarismos, sendo que o que tem mais apresenta os de menor valor (relação entre o valor absoluto dos algarismos e a posição ocupada por eles). 
• Atividade 4 
Quando esse jogo ficar fácil sugira a Batalha de Composição: forme um monte de cartas no centro da mesa deixando as faces numeradas para baixo. Cada jogador vira três e tenta montar o maior número possível. Com os arranjos prontos, o grupo discute qual é o maior. O ganhador leva as cartas. Vence quem finalizar com a maior quantidade delas quando acabarem as da mesa. 
Avaliação 
Observe se a turma utiliza critérios de comparação válidos para produzir ordenamentos e peça sempre que justifiquem as respostas.
 
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