9.8.09


Construindo cisternas


Uma das práticas mais adequadas para o uso racional da água é a implantação de cisternas, seja em ambientes comerciais, residenciais, industriais ou públicos.
As cisternas são reservatórios que retêm água da chuva e, deste modo, diminuem o potencial das enxurradas. Além disso, as cisternas possibilitam a destinação dessa água para fins não nobres, como limpeza de calçadas e rega de jardins e de gramados. Em construções novas, esta água pode ser encaminhada para as instalações sanitárias, evitando-se assim o desperdício de água tratada.
Por estas razões, a Editora Amigos da Natureza desenvolve um trabalho que será disponibilizado em seu site, com sugestões e orientações técnicas para a implantação de cisternas, e, por meio do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA - "CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE", o assunto será trabalhado através de reportagens, orientações técnicas e de trabalhos para serem desenvolvidos nas escolas.
Pela importância destes reservatórios, algumas cidades já incluíram a implantação de cisternas como item obrigatório para construções com determinadas metragens. Mas, para que as pessoas não avaliem a implantação de cisternas como mais uma obrigação legal e para que saibam como construir e, principalmente, como utilizar essa água, o Programa "Caminhos da Sustentabilidade" se propõe a desenvolver um grande debate e propiciar um aprendizado que nos levará a compreender melhor que uma cisterna é, antes de tudo, uma atitude prática em benefício do meio ambiente.

Arno Kunzler - diretor
Editora Amigos da Natureza Ltda

Nenhum comentário: